MODA está localizado na Universidade do Minho em Braga, Portugal.
O grupo nasceu em 2017 depois da constatação que muitos dos nossos trabalhos giravam em torno das implicações da Internet na comunicação. Após um trabalho inicial sobre a presença da extrema-direita portuguesa no Facebook, sentiu-se a necessidade de alargar a análise. Foi desta abertura e tentativa de investigação interdisciplinar que surgiu o MODA. O interesse diverso dos investigadores em compreender diferentes facetas do mesmo objeto levou-nos a desenvolver formalmente as diferentes linhas de investigação, que vão desde o papel dos jornais ao papel da memória na construção da nossa identidade coletiva online.
Alguns trabalhos:
- Political debate on Twitter during the 2021 Portuguese Presidential elections – what happens when inflammatory discourse takes over?
- The Portuguese Far-Right on Facebook. What? Does it even exist? – uma tentativa de mapear a extrema direita em Portugal e como o crescimento do populismo se refletiu internamente.
- Tweeting the Zika Virus – uma análise de rede sobre a forma como as pessoas se comunicaram no Twitter durante o surto do Zika.
- Facebook Dumped us. What happens next? – uma análise aos jornais portugueses e a forma como lidaram com as mudanças no algoritmo do Facebook.
- FANS (Facebook News Sharing) – um ranking dos jornais portugueses que procura encontrar as notícias mais discutidas da semana.
7
Investigadores
5
Professores
2
Estudantes
4
Linhas de pesquisa
2
Nacionalidades
1
Financiamento FCT